Microsoft

Fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen, com o objectivo de desenvolver e comercializar interpretadores da linguagem BASIC. Hoje, a Microsoft é a empresa de tecnologia que mais investe em pesquisa e desenvolvimento no mundo. Em 2004, a empresa divulgou nos seus balanços um investimento de US$ 6,9 bilhões.
 
 
Produtos
 
A Microsoft produz hoje uma grande variedade de programas, incluindo sistemas operativos (Microsoft Windows nas versões XP, Vista, Server 2003 e CE), programas de escritório (pacote Office, contendo o Word, Excel, Outlook, PowerPoint, InfoPath, Project, OneNote, Visio, Publisher e Access), ambientes de desenvolvimento de programas (Visual Studio, Web Matrix, Microsoft Plataform Bluider e Microsoft Target Designer), e servidores como o SGBD SQL Server e o servidor de correio electrónico Exchange, entre outros.
A Microsoft também produz o navegador Internet Explorer e o sistema de comunicação instantânea MSN Messenger.
 
 
Intervenção
 
Além da produção de programas, a Microsoft actua no mercado de serviços online (portal MSN, Hotmail), treino e equipamentos (produzindo periféricos como ratos, teclados e joysticks, além de consolas de jogos electrónicos, como a XBox).
 
A empresa criou recentemente uma nova tecnologia, denominada Microsoft.NET, que pretende funcionar como o elemento que ligará pessoas e máquinas através da Internet, como competidora tardia do Sun Java.
 
Tem também um sector cujo objectivo é a produção de jogos, a Microsoft Games Studios, onde são feitos os jogos da série Age of Empires, por exemplo.
 
 
Perspectivas
 
A Microsoft debruça-se actualmente sobre a nova proposta de software operativo, o Windows 7, com vista a resolver alguns problemas da versão anterior, num desenvolvimento dinâmico e ambicioso, prometendo ao utilizador a qualidade já tão característica da Microsoft.