linux segurança usb
Atualidade Produtos Segurança Tecnologia

Buskill: o “kill cord” para o seu portátil em caso de roubo

A segurança é um dos tópicos mais prementes da nossa atualidade e embora muitos olhem somente para a segurança na Internet em relação a vírus e ransomwares, existem muitas outras vertentes onde esta tem de ser aplicada. Especialmente na segurança física dos equipamentos.

Foi para evitar situações de roubo, em que a integridade física do equipamento é posta em causa que surgiu o Buskill. Um cabo USB que trata de toda a segurança física no Linux, de forma simples. Este cabo foi-nos trazido por Michael Altfield nos primeiros dias de 2020 através de uma publicação no seu blog onde indagava sobre a existência de uma solução semelhante:

Surely there must be some solution to trigger your computer to lock, shutdown, or self-destruct when it’s physically separated from you! There is: I call it BusKill. Surprisingly, I couldn’t find a low-tech solution that implements a laptop kill cord, so I decided to build one myself for ~$20 and a simple udev rule.

Buskill, kill cord de segurança máxima para Linux

Michael desenvolveu esta solução fruto da simplicidade e genialidade da sua perspectiva enquanto engenheiro de software. Ao contrário da norma, em que investimos muito para estarmos protegidos enquanto navegamos, Michael pensou: e se nos roubarem o portátil? Como nos protegemos ? O que fazer para evitar que tenham acesso aos nossos dados?

Um simples cabo USB

Surge então o Buskill, um dispositivo magnético que está ligado a qualquer porta USB e a si. Se a ligação for interrompida, é iniciado um script (o autor disponibiliza 3) que permitem ativar a proteção de ecrã, formatar a máquina ou simplesmente eliminar pastas importantes. Embora Michael Altfield não tenha criado esta solução com o intuito de a comercializar, disponibiliza-a para quem quiser criar o seu próprio Buskill por apenas 20/45€. Só precisa de uma pen USB, um cabo USB, um mosquetão e um interruptor magnético USB.

A parte física é das mais importantes

Esta é uma forma simples e muito interessante de garantir a segurança física. Sobrepõem-se a todos os elementos que nos habituámos a ver e que pensamos serem essenciais para estarmos protegidos. Esta é a segurança que sabemos precisar e que nem sempre nos lembramos de ativar. Se a ligação entre si e o seu portátil for quebrada, o Buskill é ativado. Se a pen USB falhar, o Buskill é ativado, se o ladrão rápidamente inserir uma pen USB antes ou mesmo após roubar o portátil, o Buskill é ativado.


Fonte: Michael Altfield

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *