23 Jan

CEO do gigante Alibaba diz que a tecnologia poderá ser a causadora da 3ª Guerra Mundial

PONTOS PRINCIPAIS
  • Jack Ma, fundador do gigante Alibaba, diz que a história demonstra que a inovação tecnologica é o principal fator para conflitos globais.
  • Não é a primeira vez que o CEO faz avisos tão sombrios – já em 2017 havia feito comentários semelhantes.
  • Em referência ao lema da Google “Don’t be evil” (não seja maligno), Jack Ma diz que para as empresas tecnológicas, não ser “maligno” não é suficiente.

O bilionário Jack Ma, fundador do gigante Alibaba avisou que a tecnologia poderá levar-nos a uma 3ª Guerra Mundial.


“A primeira Guerra Mundial foi por causa da primeira revolução tecnológica” disse na World Economic Forum em Davos, Suiça “A segunda revolução tecnologica causou a 2ª Guerra Mundial. Esta é a terceira revolução tecnológica – estamos a chegar lá” adicionou. Esta não foi a primeira vez que o fundador deu um aviso tão sombrio. Em 2017 já havia feito um comentário semelhante dizendo que os desenvolvimentos relacionados com a aprendizagem das máquinas e inteligência artificial muito provavelmente resultariam na 3ª Guerra Mundial.

Estes comentários obscuros estão em sintonia com aqueles proferidos pelo bilionario Elon Musk. O chefe executivo da Tesla disse em 2018 que a competição entre governos para liderarem o campo da Inteligência Artificial, provavelmente resultaria na 3ªGuerra Mundial. Ainda no tópico das IAs, Jack Ma sublinhou a importancia da educação, dizendo que as novas gerações deveriam de ser capazes de fazer coisas que as máquinas não conseguem.

Mas, à parte do seu aviso, o fundador do Alibaba disse ainda acreditar no potencial da tecnologia par ao bem. As mudanças climatéricas são, por exemplo, uma das áreas nas quais as evoluções podem ser utilizadas de forma positiva.

E você, em que acredita? Será que a evolução tecnológica vai-nos condenar à destruição e guerra ou somente trazer-nos coisas boas?

Fonte: CNBC