26 Out

DNSportugal, cuidado com o esquema

Desde o início desta semana, vários clientes nossos e utilizadores da internet têm recebido mensagens de e-mail enganadoras. Estas mensagens têm como objectivo persuadi-los a “adquirir” extensões de domínio como: .info, .eu, .net, .pt, etc…

Os e-mails têm sido enviados com variações dos seguintes assuntos: “Importante! Seu nome de domínio” e “Seu nome de domínio foi reivindicado” e têm como origem uma empresa que se apresenta como DNSPortugal.  No e-mail, informam ter recebido um pedido de registo para um domínio (www.oseudominio.eu) igual ao seu (www.oseudominio.pt) e que como detectaram que possuia o domínio com o mesmo nome, dão-lhe o privilegio de registar primeiro.

E-mail recepcionado por um dos nossos clientes.

A DNSPortugal apresenta-se com a premissa de estar a pensar no seu bem-estar e no melhor para a sua empresa e negócio. Mas a verdade é que não passa de um esquema que o quer levar a gastar 197.50€ + IVA num registo desnecessário pois de facto não existe nenhuma solicitação – e vamos ser honestos, se alguém quiser registar um domínio, regista e pronto. Não existe nenhum relacionamento com registos já existentes de extensões diferentes – nem posteriormente é registado nenhum domínio.

Adicionalmente, e de um ponto de vista mais técnico, é possível ainda apurar que:

  • O corpo do e-mail tem erros ortográficos caracteristicos deste tipo de esquema, como “Lisbao”;
  • No seu website fraudulento, oferecem uma série de serviços online;
  • Dizem ainda que a empresa foi fundada em Londres mas anunciam uma morada ficticia em Lisboa num escritório virtual sem qualquer contacto adicional disponibilizado;

 

Portanto, caso tenha recebido um e-mail igual ou semelhante, envie-nos a comunicação suspeita que ajudamos a decifrar a questão. Como prevenção, poderá empre adicionar o domínio @dnsportugal.org à sua lista de remetentes maliciosos.