Atualidade Internet

Esta ferramenta assustadora mostra como a Inteligência Artificial do Facebook rasteia e estuda a sua actividade

Alguma vez se perguntou como é que o Facebook recolhe toda a informação nele contida para lhe apresentar conteúdos que parte do principio que gostará de ver e o farão voltar novamente para mais? Bom, agora existe uma aplicação que pode responder a essas questões.

A Data Selfie encontra-se disponível gratuitamente e é uma extensão open-source do Chrome que o ajuda a descobrir como é que algoritmos inteligentes rastreiam e processam a sua atividade no Facebook, ganhando dessa forma conhecimento sobre a sua personalidade e hábitos.

Para alcançar o descrito, esta extensão monitoriza as suas interacções com o Facebook para descobrir padrões e posteriormente cria relatórios instigadores sobre os mesmos.

A Data Selfie essencialmente rasteia a sua actividade – aquilo que vê, durante quanto tempo olha, o que gosta, o que clica e o que escreve – e depois aplica processamento natural de linguagem e algoritmos de aprendizagem do IBM Watson e da Universidade de Cambridge para transformar todas estas informações num relatório.

A extensão vem com um painel de controlo útil que permite lhe apresentar a sua actividade no Facebook numa linha to tempo, convenientemente separada por cor para realçar os diferentes aspectos da sua utilização.

Em adição a isto, o painel de controlo da Data Selfie também inclui um olhar sobre quais os posts nos quais passa mais tempo – tanto para páginas como para perfis. De uma forma assustadoramente fascinante, a extensão também utiliza analise premonitória para adivinhar coisas como: a sua afiliação política assim como preferencias em termos de compras ou comida.

Para prevenir indivíduos mal intencionados de obter as informações que recolhe, a Data Selfie mantém toda a sua informação alojada localmente – apenas na sua máquina – e nunca armazena nada em servidores externos.

Como parte da sua iniciativa para promover a transparência da internet, o criador Data X tornou o código para a extensão Data Selfie público, disponível no GitHub para que desenvolvedores curiosos o possam utilizar.

Dirija-se ao repositório para mais detalhes. 

Comece a aprender como o algoritmo do Facebook coleta e interpreta os padrões da sua atividade e obtenha a Data Selfie a partir da Loja do Chrome aqui.

Fonte: The Next Web

×