14 Ago

WhatsApp Business vai deixar de ser gratuito

Conhece o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é uma aplicação Android de download gratuito que foi desenhada com os pequenos negócios em vista. Com esta aplicação o seu negócio pode interagir com os clientes com facilidade, utilizando para isso ferramentas de automação, filtragem e organização para rapidamente responder às mensagens. Mas se nunca a utilizou até agora, receamos que também não o vá querer fazer no futuro. É que o WhatsApp irá começar a cobrar pelo serviço muito em breve.

Em constante mudança, este gigante da comunicação tem vindo a implementar diversas funcionalidades novas como: possibilidade de apagar mensagens enviadas, aumento da idade mínima e chamadas a quatro. O objectivo é fazer com que cada empresa que utilize o serviço comece a pagar por mensagem enviada aos seus clientes. Dependendo do país onde se encontrarem, cada mensagem irá custar entre 0,5 e 0,9 dólares – algo como 4 a 7 cêntimos – e as empresas poderão também vir a pagar multas caso demorem mais do 24horas a responder aos seus clientes.

Embora o objectivo seja agilizar a comunicação das empresa, é para muitos óbvia a rentabilização do envio de mensagens, uma vez que a aplicação é utilizada por 2.000 milhões de pessoas no mundo inteiro e três mil empresas já demonstraram o seu interesse no modelo Business e na continuidade do mesmo.

O que distingue o WhatsApp do WhatsApp Business

A vertente empresarial do WhatsApp que todos conhecemos tem como objectivo aproximar a comunicação entre as empresas e os clientes. Entre os serviços que disponibiliza, encontram-se por exemplo: o envio de bilhetes para concertos, espectáculos ou voos comprados online ou até mesmo o estado de uma encomenda que irá chegar pelo correio. Ao invés de receber um e-mail, recebe uma mensagem no WhatsApp.