Atualidade Cibersegurança

Mês Europeu da Cibersegurança – Pense antes de clicar

A campanha anual de sensibilização em matéria de cibersegurança é coordenada pela Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA) e a Comissão Europeia, e apoiada pelos Estados-Membros, em conjunto com mais de 300 parceiros de vários setores.

Esta iniciativa tem como objetivo, por toda a Europa, realizar-se centenas de atividades tais como, conferências, workshops, sessões de formação, apresentações gerais e campanhas e seminários em linha (webinars). O objetivo destas ações passa por aumentar a sensibilização na área da Cibersegurança mas também para atualizar os utilizadores e profissionais sobre a segurança digital através da educação e partilha de boas práticas.

Esta é uma iniciativa especialmente importante nos dias que correm em que nos vemos adaptados a uma nova realidade em que o teletrabalho é rei.

O primeiro tema aborda as «fraudes online» através da partilha de conhecimento sobre as ciberameaças atuais e potenciais. As atividades centram-se, por exemplo, na acesso indevido ao correio eletrónico de empresas e nas fraudes em compras online. Neste sentido, objetivo do tema deste ano passa por incentivar os utilizadores a estarem mais alerta para as fraudes online, quando realizam transações comerciais e pessoais.

Já o segundo tema centra-se nas «competências digitais», fornecendo atividades educativas para informar o público em geral sobre a segurança da informação. O tema abrange questões relativas à privacidade eletrónica, como a proteção dos dados pessoais, o ciberassédio e a ciberperseguição. Assim, as sessões visam promover a importância da ciber-higiene e o estabelecimento de boas práticas na Internet.

Fontes: CNCS e ENISA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *