Blog

Atualidade Tecnologia

Luva para Linguagem Gestual

O estudante Hadeel Ayoub, inventou uma “Luva Inteligente” capaz de converter linguagem gestual para texto e discurso falado.

Aqueles com dificuldades de fala e audição têm, obviamente, problemas em se fazerem entender. Este problema é acentuado quando os outros com quem querem comunicar não compreendem linguagem gestual. No entanto, um estudante de Goldsmiths, da Universidade de Londres, decidiu “atacar” o problema com a invenção de uma “Luva Inteligente” que converte os gestos para texto, apresentado num ecrã, ou um discurso falado.

Revelada esta semana, a “Luva Inteligente” (SignLanguageGlove) foi desenhada para tornar a comunicação mais fácil para aqueles com dificuldades ou deficiências.

screen-shot-2015-09-30-at-16-30-44

Atualmente na sua terceira fase de protótipo, a “Luva Inteligente” começou por interpretar os gestos efetuados pelos utilizadores convertendo-os em letras num ecrã, utilizando sensores e micro controladores instalados na luva para seguir os movimentos dos 5 dedos.

“Não queria que todos os fios intimidassem os utilizadores, fazendo-os sentirem que a luva é complicada de utilizar ou mesmo frágil” disse Hadeel “As pessoas têm tendência de agir com cautela quando vêm produtos de alta tecnologia, o que vai contra o propósito desta luva, que é ajudar as pessoas a viver com maior facilidade”.

Neste momento Hadell está a trabalhar numa versão da “Luva Inteligente” que irá ser acompanhada por uma aplicação para smartphones e o autor espera eventualmente integrar a opção de traduzir o resultado da conversão da luva para diversas línguas assim como o desenvolvimento de uma luva mais pequena, tendo em vista as crianças.

Saiba mais em: http://goo.gl/XJbdnH

×