Internet Noticias Tecnologia

Refeições com os “miúdos” longe da companhia dos telemóveis

Já pode pedir ao Google Assistant para desligar o telemóvel dos seus filhos.

A opção, que já estava disponível para menores de 13, é agora alargada aos adolescentes, mas apenas se estes derem consentimento.

Uma nova funcionalidade acrescentada ao Google Assistant permite agora aos pais definirem períodos de descanso na utilização que os seus filhos, com mais de 13 anos de idade, fazem dos smartphones.

A opção é accionada através da ferramenta de controlo parental Family Link e já se encontrava disponível para crianças até aos 13 anos, sendo agora alargada a um intervalo de idades maior. Neste caso, funciona como um acordo entre as duas partes, ou seja, tanto o progenitor como o jovem terão de consentir a monitorização, que também permite aprovar ou bloquear o download de apps e a localização geográfica.

A possibilidade de limitar o uso do smartphone fornecida pela Family Link passa agora a estar associada ao assistente virtual da Google através do habitual comando de voz. Bastará dar a “ordem”, com um “Hey Google, lock XXXXX device” e o jovem em questão terá cinco minutos para se despedir do seu smartphone pelo tempo previamente determinado por si.

As “adições familiares” ao Google Assistant também incluem o reconhecimento de até seis vozes diferentes, inclusive se as vozes em questão forem de crianças, para fornecer respostas de acordo com as suas idades.

 

FAMILY LINK

A aplicação é a solução para lidar com as questões associadas a dar um smartphone ou tablet aos mais pequenos, mas também pretende garantir que isso não dará lugar a excessos. Em suma, ajuda a sua família a criar hábitos digitais saudáveis. Quer seja a criança mais jovem ou mesmo um adolescente, com a aplicação Family Link, permite definir regras básicas digitais.

As notificações permitem aprovar ou bloquear as aplicações que a criança pretende transferir do Goolge Play Store. Também pode gerir compras/downloads na Play Store e ocultar aplicações especificas.

Ajude a criança a tomar decisões saudáveis sobre o que faz no respectivo dispositivo através de relatórios de actividade.

Como funciona? 

A aplicação Family Link da Google é uma aplicação que ajuda os pais a manterem-se informados e controlarem o que as crianças ou os adolescentes exploram no respectivo dispositivo. Pode colocar limites de tempo, e bloquear o aparelho na hora de ir dormir.

  • Em primeiro lugar, uma criança ou um adolescente irá precisar de um dispositivo compatível. Em seguida, os pais podem começar por transferir o Family Link para o respectivo dispositivo, Android ou iPhone.

 

  • Se a criança ou o adolescente já tiver uma conta, o Family Link indicará aos pais como associar a respectiva conta à conta da criança. Como parte desse processo, a criança ou o adolescente também poderá ter de transferir a aplicação Family Link (crianças/adolescentes) no respectivo telemóvel para concluir o processo de associação das contas.

 

  • Os pais também podem utilizar o Family Link para criar uma Conta Google para a respectiva criança. Quando tiver terminado, a criança pode iniciar sessão no respectivo dispositivo com a nova conta.

 

Assim que as contas estiverem associadas, os pais podem utilizar o Family Link para ajudá-los a efectuar acções, tal como controlar o tempo de utilização e gerir o conteúdo utilizado.

Pode consultar aqui mais informações:

Family Link
Assistente virtual da Google

×