Atualidade Cibersegurança

Os seus filhos andam viciados no TikTok?

Não se fala de outra coisa: TikTok. Esta é a rede do momento que não pára de crescer e ganhar terreno.

Apesar de ter surgido apenas em 2017, esta aplicação acabou a década entre as dez mais populares, à frente de outras estabelecidas como o Twitter e o Youtube. O principal objectivo da aplicação é a criação de vídeos virais, com limite de apenas alguns segundos. Danças coreografadas, dicas, desafios e até vídeos de culinária e maquilhagem são apenas alguns dos tipos de vídeos que somos capazes de lá encontrar.

No entanto, enquanto que noutras redes como o Instagram e Facebook aquilo que o utilizador vê primeiro são os vídeos das pessoas que seguimos, no TikTok aquilo que vemos são os primeiros vídeos mais populares escolhidos pelo algorítimo. Aquela que inicialmente era uma rede destinada aos adolescentes, lentamente está a ganhar terreno no ciberespaço digital atraindo cada vez mais marcas e personalidades. No entanto a sua grande massa de adeptos continua entre os adolescentes e como qualquer aplicação social, esta rede divertida também acarreta riscos.

Tendo em conta a segurança dos mais novos, a aplicação anunciou agora um novo “modo de segurança familiar” que permite aos pais controlar a forma como os adolescentes usam a rede social. Inclui ferramentas para gerir o tempo que os menores passam na aplicação, as mensagens que recebem e a capacidade de limitar o conteúdo a publicações apropriado para todas as audiências (por exemplo, sem profanidade). Nenhuma das funcionalidades é nova, mas agora a aplicação permite que possam ser controladas por um adulto. Para o fazer, porém, os pais têm de criar uma conta no TikTok.

“Queremos que as pessoas se divirtam no TikTok, mas também é importante para a nossa comunidade garantir o bem-estar dos utilizadores”, resumiu Cormac Keenan, responsável pelo departamento de segurança do TikTok para a região da Europa, num comunicado sobre as novas ferramentas. O objectivo, explicou, é “ajudar os pais e guardiães a manter os seus adolescentes seguros no TikTok”.

A faixa etária que mais usa o TikTok é a dos 16 aos 24 anos, segundo dados da analista GlobalWebIndex. Mesmo assim, é fácil encontrar utilizadores mais novos e, embora a idade mínima para usar a aplicação sejam os 13 anos, é possível escapar ao controlo de idade (basta dar outra data de nascimento).

 

×