Atualidade Cibersegurança Internet Noticias

Os perigos da desinformação da informação

Em momentos de emergência, a produção de conteúdo “informativo” é ao minuto e é muito fácil termos acesso e erradamente partilharmos, conteúdo que não é verdadeiro.

Mensagens áudio no WhatsApp que foram reencaminhadas de profissionais de saúde conhecidos de um conhecido. Sorteios e apoios comunitários facultados por empresas que nunca ninguém ouviu falar ou talvez iniciativas de grandes empresas que se olharmos com atenção suficiente vemos que na afinal não são verdadeiras?

É difícil distinguir a verdade da falácia. Quais as fontes corretas para obtermos informações? Quem garante o que é ou não verdade?

O website #EstamosOn pretende ser um guia prático para apoiar cidadãos, famílias e empresas no combate aos efeitos causados pelo novo coronavírus e a COVID-19. Aqui poderá encontrar toda a informação, conhecer os apoios a que tem direito, as boas práticas, recomendações das autoridade, as medidas excepcionais adoptadas pelo Governo em cada área governativa e acompanhar as evoluções do estado epidemiológico do País.

DIGA NÃO ÀS FAKE NEWS.

A verdade é esta, o nosso mundo nunca viveu dias como os de hoje. Uma pandemia de desinformação e medo na qual os media desempenham um papel central, para o bem e para o mal. São os meios de comunicação que pretendem manter o país atualizado e calmo mas também são negócios a tentar prosperar nesta época de incerteza, que muitas vezes lançam notícias sem a total certeza da sua veracidade.

Sabemos que na sua maioria dos casos está a ser feito um esforço desumano para que cheguem até nós as notícias mais recentes e corretas. Mas não podemos deixar de reparar que embora muitos jornais online disponibilizem os seus conteúdos antes de subscrição, gratuitamente em todas as notícias que dizem respeito ao COVID-19, existem muitas outras que activaram os seus filtros de leitura e dessa forma restringem o acesso às informações pedindo em troca acesso aos nossos dados pessoais.

Mas os perigos da pandemia não residem somente online. Esses perigos batem-nos à porta quando menos contamos, disfarçadas de colaboradores das águas que querem fazer a contagem, associações que estão a fazer recolha de donativos para a luta contra o COVID19 ou qualquer uma outra desculpa para aceder ao nosso prédio ou casa.

MAS VOLTANDO AO ONLINE

Não é só nas fakenews que reside o perigo online. Este também chega aos nossos e-mails e nos últimos dias de forma massiva: equipamento de proteção, máscaras, desinfetantes, dicas contra o COVID-19, relatos impressionantes, etc. Os e-mails de phishing caem uns atrás dos outros. Todos à espera que um utilizador incauto clique nos seus links.

Numa altura em que a maior parte de nós trabalha a partir de casa, e dessa forma não se encontra mais protegido pelas soluções de proteção das empresas, é importante saber manter o nível de proteção nos dispositivos caseiros e saber distinguir o phishing do  ransomware ou spam de uma vez por todas. E em caso de dúvida? Não clique em nada.

Recorda-se das boas práticas para a segurança do computador?

×