vishing
Atualidade Cibersegurança Tecnologia

Já ouviu falar de Vishing?

Para os nossos leitores assíduos que já conhecem o phishing, apresentamos agora o vishing (voice+phishing).

Vishing é uma forma de Phishing através de chamadas telefónicas ou mensagens. Os vigaristas usam estas mensagens ou chamadas telefônicas fraudulentas para tentar levar as pessoas a dar dinheiro ou revelar informações pessoais. Na verdade, o vishing não passa de um nome novo para um problema antigo: esquemas telefónicos.

Este esquema frequentemente envolve alguém que diz representar uma alegada instituição governamental ou empresa de alguma credibilidade e procura apenas ajuda-lo/a.

Os temas destas chamadas poderão ser os mais diversos mas os mais comuns são:  oportunidades de compra de produtos, oportunidades de investimento, receber amostras gratuitas de certos produtos, oferta de dinheiro, problemas bancários, problemas com a justiça em seu nome ou problemas com o seu computador.

Depois, o vigaristas tentarão de tudo, inclusive ameaças, levá-lo a fazer aquilo que pretendem sempre com o pretexto de o/a estarem a tentar ajudar.

Embora em Portugal este problema exista, recentemente também começamos a ser alvo de chamadas vindas do estrangeiro. Na G3Tech inclusive, recebemos esta semana uma chamada que alegadamente pretendia falar sobre “o nosso computador”. Não sabiam com quem estavam a falar ou que computador a pessoa que atendeu tinha. Limitaram-se a jogar com a sorte de que a grande maioria dos utilizadores utiliza máquinas com Windows para tentar captar a atenção de quem atendeu o telefone com “Estou a ligar a propósito do seu computador. Tem um computador ou portátil Windows, não tem?”

Como felizmente estamos bastante alerta para este tipo de situações, a chamada foi cortada logo de imediato, no entanto, é importante que nos mantenhamos sempre alerta. Como tal, gostaríamos de partilhar alguns vídeos de histórias semelhantes passadas na América para que compreenda como agem estes vigaristas.

Mas não se esqueça, o mais importante a reter é: nunca partilhar informações pessoais via telefone com ninguém sem que tenha total e absoluta certeza da proveniência da chamada e caso tenha um fio de dúvida, mais desligue e contacte diretamente com a empresa ou entidade em questão em busca de esclarecimentos. Nunca deve instalar nada no seu computador a pedido de uma destas chamadas.

Agente da Polícia Recebe Chamada de Scam(Vishing)

Desmantelamento parte de rede de Vipshing

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×