ios 16
Atualidade Cibersegurança Tecnologia

iOS 16 implementa uma forma de travar ciberataques

O Lockdown Mode chegou com uma missão: travar ataques cibernéticos de grande escala e impacto aos seus dispositivos.

 

O que é o Lockdown Mode?

Este modo é uma funcionalidade que a Apple apresenta na nova versão do seu iOS a todos os utilizadores cujo objetivo é desativar ou restringir várias funcionalidades e acesso a outras opções, bloqueando-se. Desta forma, a proteção fica garantida. O Lockdown Mode inclui as seguintes proteções:

  • Mensagens: a maioria dos tipos de anexos de mensagens, exceto imagens, é bloqueada. Alguns recursos, como visualizações de links, estão desabilitados.
  • Navegação na Web: Certas tecnologias complexas da Web, como compilação JavaScript just-in-time (JIT), são desabilitadas, a menos que o utilizador exclua um site confiável do Modo de bloqueio.
  • Serviços da Apple: os convites recebidos e solicitações de serviço, incluindo chamadas do FaceTime, são bloqueados se o utilizador não tiver enviado anteriormente uma chamada ou solicitação ao iniciador.
  • As conexões com fio com um computador ou acessório são bloqueadas quando o iPhone está bloqueado.
  • Os perfis de configuração não podem ser instalados e o dispositivo não pode se registar na gestão de dispositivos móveis (MDM), enquanto o modo de bloqueio estiver ativado.

Com este tipo de proteções e limitações o seu o iPhone e outros dispositivos ficam protegidos e longe de problemas. Mas atenção, deverá ser o utilizador a ativar o Lockdown Mode sempre que se sentir ameaçado ou se necessitar de uma segurança adicional.

Como ativar?

Tal como dissemos, a ativação é manual e optativa. Os utilizadores é que escolhem quando acham necessário ativar o Lockdown Mode. Mas não se preocupe, trata-se de um processo simples e rápido, que depois garante a proteção total dos utilizadores.

  1. Abrir a app Definições no iOS 16 ou Preferências do Sistema no macOS Ventura e escolha Privacidade e Segurança
  2. No fundo desse menu clique em Modo de bloqueio
  3. Agora pode ler mais sobre este novo sistema de segurança antes de ativar o modo
  4. Por fim, clique em Turn On & Restart

Por agora está apenas disponível na versão beta do iOS 16, bem como no iPadOS 16 e macOS Ventura, mas a Apple irá provavelmente colocá-la na versão final do sistema operativo. Para dar ainda mais força ao Lockdown Mode, a Apple trouxe compensações de mais de 10 milhões de dólares para os investigadores de segurança que detetem problemas nestas áreas.

×