Blog

Atualidade Dicas Internet

10 ferramentas para os bloggers!

Existem imensas ferramentas online que ajudam os bloggers a melhorar o seu trabalho mas também a poupar tempo e a automatizar funções.

Neste artigo apresentamos 10 ferramentas que consideramos imprescindíveis para qualquer blogger.

Analytics-720x480

 

Open Site Explorer

Começo com a minha ferramenta gratuita favorita.

Esta ferramenta da MOZ permite analisar um site num instante. Apesar da sua versão gratuita ser limitada, dá-nos imensas informações, tais como: os links internos, as páginas mais vistas, os domínios que conectam a essa página (backlinks), etc.

Quem é blogger conhece a importância do SEO e esta ferramenta é imprescindível para quem quer conhecer a concorrência e analisar o seu próprio blog.

Feedly

É uma das ferramentas que mais utilizo todos os dias. Com Feedly não preciso de entrar em mais de 20 sites diferentes para saber o que publicaram. Posso organizar os sites por temáticas e depois ver todas as notícias num único lugar.

feedly

Algo interessante do Feedly é que tem um indicador do número de visitas que determinados artigos estão a ter. Perfeito para saber se deve ou não escrever sobre esse tema.

 

IFTTT

Se alguém não utiliza o IFTTT não sabe o que está a perder.

Esta aplicação conecta serviços e aplicações para que interajam entre si quando ocorrer um determinado acontecimento (“If This, Then That”).

Por exemplo, imaginem que querem que cada vez que se publique uma foto no vosso Instagram, a mesma foto seja partilhada no Facebook e no Twitter automaticamente. Ou que, cada vez que se publique um artigo no vosso blog, todos os editores recebam um e-mail com o link do artigo. Existem mais de 319 serviços que podem ser utilizados, assim que imaginem o número de combinações possíveis.

Se forem bloggers, sabem muito bem que isto pode ajudar imenso a poupar tempo partilhando o conteúdo ou fazendo tarefas mecânicas e repetitivas.

 

Google Trends

Eis uma das ferramentas da Google mais desvalorizadas e menos conhecidas.

Com Google Trends podem monitorizar o vosso blog, os da concorrência, encontrar perguntas feitas pelos leitores relacionadas com o vosso site, encontrar oportunidades de “guest posts” e de incorporação de links nos comentários, e muito mais…

Se souberem como utilizá-la pode ser muito valiosa.

 

Canva

É com certeza a aplicação de edição online mais conhecida.

Com esta plataforma podem criar todo o tipo de imagens de uma forma rápida e original.

Conta com muitos modelos nos quais apenas têm de incorporar as imagens, escrever os títulos e pouco mais. Por exemplo, existem modelos para posts do Facebook ou Instagram, para revistas ou capas de eBooks, para infografias, etc.

Além disso, podem partilhar as vossas criações com quem quiserem e guardar as vossas edições gratuitamente na nuvem.

 

Buffer

Com esta ferramenta podem programar publicações nos horários que quiserem automaticamente. Além disso, podem analisar o número de clicks e o alcance de cada publicação sem ter de entrar em cada rede social.

É uma aplicação muito completa, mas limitada na sua versão gratuita. Por isso não tem tantos utilizadores como, por exemplo, o Hootsuite, mas mesmo assim, pelo seu design e extensões, é uma das minhas preferidas.

 

Slack

Em Portugal utilizamos o Facebook para tudo, até mesmo para trabalhar em grupos. Contudo, não é, na minha opinião, a melhor ferramenta para isso.

Slack, é uma ferramenta online super segura e otimizada para grupos de trabalho. Esta aplicação é tão completa que podia escrever todo um artigo só dela. Mas em vez disso, convido-vos a ver o seguinte vídeo para que percebam de forma rápida tudo o que podem fazer:

 

Keyword Planner

O Google disponibiliza gratuitamente uma ferramenta muito poderosa para todos os bloggers. Com esta ferramenta é muito mais fácil escolher as palavras-chave para os vossos artigos e não só.

Com Keyword Planner podem analisar o número de pesquisas que está a ter uma determinada palavra-chave, ver a sua evolução durante os últimos 12 meses e conhecer outras palavras relacionadas para utilizarem nos vossos artigos.

Se querem que o vosso blog apareça nas primeiras posições do Google, aprender a utilizar esta ferramenta é obrigatório.

 

SEO by Yoast

Se tiverem algum site com WordPress, este é um dos primeiros plugins que devem instalar. Este plugin de SEO dá-nos indicações sobre a optimização do nosso artigo para uma determinada palavra-chave, cria sitemas, modifica o snippet de cada artigo no Google, define as meta-informações que se enviam ao Google e muito mais.

Se perguntarem a qualquer blogger que utilize WordPress qual é o plugin mais importante, de certeza que muitos responderão que é este.

yoast-seo

 

Google Analytics

Existem quatro passos durante a publicação de um artigo: preparação, redacção, partilha e a análise. Com esta ferramenta podemos executar o quarto passo da melhor forma possível.

Com Analytics podem ver todos os dados das vossas visitas: idade, localização, sistema utilizado, páginas vistas, duração e origem das visitas e muito mais.

É uma ferramenta que pode parece ser muito complicada porque têm imensas opções e menus. Contudo, pelas informações que dá, é imprescindível para analisar os resultados de qualquer estratégia de conteúdos num blog.

Existem muitas mais que podíamos mencionar, contudo, deixo essa tarefa a todos os que lerem este artigo! Deixem um comentário com a que consideram ser a melhor ferramenta para bloggers.

Fonte: PPLWARE

×