Atualidade Dicas

Spam no Calendário da Google? Conheça a solução

O Calendário Google é uma ferramenta extremamente útil que já faz parte da gestão do dia-a-dia de muitas pessoas e empresas. Por esse mesmo motivo, há muito que é alvo de ataques maliciosos na forma de spam. O spam que afeta o Calendário Google vem na forma de eventos que são agregados aos calendários sem que o utilizador consiga controlar.

Como tal, e de forma a resolver este problema, a Google apresentou-nos uma solução: os utilizadores a partir de agora podem apenas aceitar convites dos seus contactos conhecidos.

Diga adeus ao spam

A gestão do Calendário Google é simples, permitindo por exemplo convites e entradas em agenda de forma automática com o intuito de ficarem prontos a serem usados. Mas também existe a possibilidade de controlar como os convites e entradas são geridos de forma a apenas os convites aprovados passarem para a agenda e para o Calendário, pondo assim fim ao spam de convites e eventos.

O problema dos convites e entradas em agenda funcionarem de forma automática é a onda de marcações falsas que assola a aplicação, muitas vezes associadas a links para malware.

A Google tomou agora rédeas à situação, implementando uma funcionalidade importante: agora, passa a existir a hipótese de aceitar automaticamente convites só de uma lista reduzida de utilizadores. Essa lista não é possível ser gerida manualmente mas dela apenas fazem parte contactos com remetentes conhecidos.

calendário google

Para aceder a esta nova opção, no computador aceda ao Calendário Google, na parte superior direita clique na roda dentada e em seguida escolha Definições. Na secção esquerda, em Geral, clique em Definições do evento e, em seguida, Adicionar convites ao meu calendário.

A opção que deve selecionar é a nova proposta da Google para o Calendário, chamada Apenas se o remetente for conhecido. Isto significará que só serão adicionados ao seu calendário eventos cujo remetente faça parte da sua lista de contactos ou seja alguém com quem tenha interagido anteriormente. Isto ajuda a evitar spam no seu calendário.

×