backup
Cibersegurança Internet

Já fez um backup hoje?

Para este Dia Mundial do Backup iremos deixar algumas recomendações dadas pela nossa parceira Sophos.

A Sophos é uma empresa, pertencente à área da cibersegurança, desenvolvedora de software e hardware relacionados com segurança, este conceito é direcionado para mecanismos como antivírus, controlo de acesso de rede, entre outros. Por ser uma empresa com grande experiência neste assunto, é de grande relevância por em prática os conselhos propostos pela mesma.

  • O que é um backup?

De forma simplificada, um backup é uma cópia de segurança que suporta os dados armazenados de um determinado dispositivo, seja ele um computador, tablet, smartphone ou qualquer outro eletrónico. Esta cópia pode ser realizada em suporte HD, SSD externo ou até mesmo numa nuvem. Melhor dizendo, a execução de um backup concebe a proteção, segurança e armazenamento de dados num determinado local, dificultando a possibilidade da perda de informações ou dados relevantes para a sua empresa, uso profissional, ou de uso pessoal.

  • Segundo a Sophos, quais são as dicas imprescindíveis a seguir?

Com destino a não deixar passar esta data em branco, a Sophos faculta cinco dicas fundamentais de segurança, para que não haja constrangimentos.

  1. Não produza cópias de segurança que outras pessoas consigam ter acesso

Apesar de ser uma recomendação difícil de se seguir, é essencial ter uma cópia externa num local diferente onde se encontram os dados originais.

Para quem utiliza um dispositivo com software Windows pode utilizar o BitLocker – um recurso de criptografia direcionado para proteger os dados de volumes inteiros. Já para quem dispõe de um dispositivo Mac tem à sua escolha o FileVault – um programa de criptografia que executa em tempo real os volumes do computador.

  1. Não torne as cópias de segurança visíveis para os “criminosos” da internet

Devido aos elevados casos de ataques informáticos no mundo digital, a Sophos alerta os utilizadores para o cuidado com as cópias de segurança, uma vez que, estes ditos “criminosos” dedicam a maior parte do seu tempo a analisar a rede das vítimas para conseguirem roubar os dados das pessoas e bloquear o acesso da informação.

A solução para este problema é utilizar as cópias de segurança como se fossem cópias secundárias e manter essa cópia tanto online como offline.

  1. Nunca adie esta tarefa

Ao adiantar esta tarefa irá não só acabar por se arrepender como irá por em risco perder informações importantes que não conseguirá voltar a ter acesso. Caso realize um backup não correrá esse risco.

  1. Não considere os backups como “algo que se faz em caso de ransomware”

A Sophos sublinha que o comprometimento da informação pode ser prejudicial bem como o atraso da ação das cópias de segurança. Um conselho da empresa é então, realizar as cópias de forma regular.

  1. Não se deve desprezar o “restauro” na parte do processo

Neste ponto, a Sophos relembra que um verdadeiro backup não foi realizado se o mesmo não puder ser restaurado. O ideal nesta situação é tentar compreender mais sobre o processo e executar testes para compreender o tempo necessário para se processar uma cópia de segurança completa para restauro, o tempo de extração dos conteúdos e a rapidez para a restauração de um ficheiro.

Aproveitamos para apresentar o nosso serviço relativo à cibersegurança.

Saiba mais sobre tecnologia e suas especificidades em nosso blog.

×