Atualidade Cibersegurança Tecnologia Trabalho Remoto

Facilitar o trabalho remoto com Sophos firewall XG

Forçado a trabalhar a partir de casa? Estamos aqui para o/a ajudar.

Enquanto as empresas continuam em busca de soluções para manter as suas equipas ligadas e produtivas, a capacidade dos seus colaboradores continuarem a trabalhar a partir de casa ou outros locais tem-se tornado crítica. Enquanto o coronavírus continua a fazer parte do nosso dia-a-dia e o número de contágios continuar a aumentar, o trabalho remoto é uma necessidade para redução de deslocações e cruzamento de indivíduos.

Os serviços Sophos firewall XG e SD-RED providenciam a empresas, escolas, hospitais e outras organizações múltiplas soluções para conexões remotas seguras. Estas ligações permitem aos colaboradores terem acesso a aplicações, software, e-mails e recursos das redes de trabalho a a partir da segurança das suas próprias casas como se estivessem fisicamente no escritório.

Estas soluções permitem ainda manter os colaboradores seguros com filtros web para controlar e restringir o acesso a websites que contenham conteúdo inapropriado ou perigoso.

Quer saber como?

Se possui uma XG Firewall (hardware ou aplicação virtual) tem uma licença perpétua que inclui tanto IPsec como conectividade SSL VPN. Pode escolher uma ou ambas para providenciar aos seus colaboradores acesso remoto à rede da empresa.

A configuração de um acesso remoto através de IPsec é gerida através do software Sophos Connect na firewall SG (v17.5 ou mais recente). O software é focado na facilidade de uso e confiança para garantir uma experiência de utilização extremamente positiva. Apenas tem de selecionar a rede interna que pretende e clicar em “Ligar” para estabelecer um “túnel” VPN encriptado que assegura a transmissão de dados, aplicações ou software entre a firewall e o dispositivo remoto. Do lado do programa, o dispositivo utiliza a aplicação gratuita do software Sophos Connect para Windows ou macOS para criar a ligação à VPN.

SD-RED

Uma das soluções alternativas para ligação a partir de casa é o Sophos SD-RED. Esta soluções de acesso remoto low-cost cria uma ligação segura Layer 2 VPN à central firewall XG. SD-RED é uma excelente solução de acesso remoto para ligar localizações remotas assim como para colaboradores que lidam com informação sensível, tal como executivos.

Não é necessária experiência técnica para fazer esta ligação. Apenas tome nota do ID do dispositivo na sua XG Firewall e envie-o para o colaborador. Assim que este for ligado e conectado à internet, a aplicação SD-RED contacta com a firewall XG e estabelece uma ligação VPN dedicada e segura. Poderá ligar o dispositivo diretamente por rede ou wireless através de um access point Sophos APX.

IPsec ou SSL VPN: Qual destas soluções de acesso remoto é a certa para mim?

Com ambas as opções: IPsec e SSL VPN disponíveis para si com a firewall XG, como poderá escolher aquela que é a correta? Aqui estão alguns pontos que deve de considerar quando estiver a avaliar o seu ambiente de trabalho.

IPsec VPN – Software Sophos Connect

Pontos fortes:

  • Fácil para administradores para aplicar definições em massa e provisionamento
  • Intuitivo de usar
  • Performance consistente
  • Suporte para Windows e macOS

Dificuldades:

  • IPsec ocasionalmente é bloqueado em redes públicas ou de hotéis
  • Não existe provisionamento automático para grupos de utilizadores

SSL VPN

Pontos fortes:

  • Acesso a provisões por grupos de utilizadores
  • Funciona em ambientes mais restritos
  • Plataforma de suporte base mais abrangente

Dificuldades:

  • Implantação de agentes direcionada para a auto-instalação do utilizador final
  • Necessária ação do utilizador para implementar políticas VPN

Com informação a viagem para frente e para trás entre a firewall e os dispositivos ligados à internet é imperativo assegurar que o tráfego é seguro. Se a sua firewall XG tem o TotalProtect Plus ou FullGuard Plus, o tráfego está a ser verificado para ransomware, vírus, intrusões e outras ameaças em ambas as direções, facultando uma proteção compreensiva.

Estenda a sua proteção com a segurança sincronizada.

Quando o seu dispositivo remoto tem uma licença ativa Sophos Intercept X, o mesmo poderá partilhar em tempo real informações de ameaças, saúde e segurança do dispositivo com a sua firewall XG via o Security Heartbeat. Se um dispositivo remoto fica infectado, a firewall XG isola esse dispositivo até que o mesmo esteja limpo prevenindo a infecção de passar para outros dispositivos na mesma rede.

Mantenha-se em casa, mantenha-se ligado.

Seja qual for a razão pela qual tem de trabalhar remotamente, pode sempre manter-se ligado utilizando a sua firewall XG e os recursos listados neste artigo. Fale connosco para mais informações.

×