Atualidade Cibersegurança Internet Noticias Tecnologia

Quer deixar de ver certos anúncios?

Quantas vezes utiliza o Google diariamente? Uma pesquisa rápida, um esclarecimento ou para obter o contacto de um estabelecimento. Não deveria por isso de ser novidade que o Google sabe muito sobre nós. Afinal, muitas das nossas dúvidas são resolvidas com uma simples pesquisa no Google, não é verdade? Mas sabia que desde que realize a sua pesquisa com o login feito, ele recolhe, armazena e guarda pequenos pedaços de informação sobre si?

Como uma espécie de Big Brother, o Google está sempre “de olho” em si, e com base nas suas pesquisas, constrói um perfil onde constam informações como:

  • Faixa etária
  • Género com que se identifica
  • Que animal de estimação tem
  • Área profissional em que trabalha
  • Passatempos e Hobbies
  • Tópicos mais pesquisados
  • Estado civil
  • Status parental

E para que serve esta informação?

Para lhe apresentar os anúncios mais perfeitos e pertinentes para si. Coisas que nem sabia que procurava até ver o anúncio, anúncios de tópicos que o Google já sabe que são do seu interesse. Em teoria é extremamente interessante esta knowledge base, ainda que um pouco invasiva, que o Google tem dos seus utilizadores e é por isso que o gigante da Internet é uma das formas mais rentáveis de publicidade. Mas e quando quiser deixar de ver anuncios de um determinado tópico? Por muito perfeita que a recolha destes dados seja, há uma coisa que o Google não tem como saber: quando já não lhe interessa receber estes anúncios.

Descubra como definir sobre que tópicos ver anuncios

Sejam os motivos quais forem, todos temos o direito de querer deixar de receber certos anúncios ou não querer que o Google recolha informação nenhuma das nossas pesquisas. Seja porque já adquirimos o produto, porque o tópico se tornou sensível ou desinteressante ou apenas porque queremos reter a privacidade das nossas pesquisas sem que mais tarde estejam expostas nos anúncios enquanto navegamos.

Há uma forma muito fácil de o fazer.

  1. Com o login no Google feito, aceda a: https://adssettings.google.com/authenticated

Acabou de aceder à página de personalização de anúncios. Aqui poderá ver todos os dados que o Google recolhe sobre si e fazer a gestão dos mesmos. Para desativar alguns dos tópicos basta clicar sobre o mesmo e confirmar a desativação ou se preferir desativar TOTALMENTE a personalização de anúncios, basta clicar no botão logo no topo da página que indica que está ativada.

É assim simples. A partir deste momento tem a total autonomia de gerir a informação que pretende partilhar com o Google e aquela que aceita que lhe seja apresentada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×