sobreaquece
Atualidade

Como fazer quando o seu smartphone sobreaquece?

Os smartphones não se dão bem com temperaturas elevadas. Eis alguns cuidados que deve ter, nestes dias de muito calor.

Já alguma vez lhe aconteceu pegar no seu smartphone e ele estar a escaldar e no ecrã encontrar uma mensagem de alerta a dizer que o dispositivo está demasiado quente? Apesar de se terem tornado em equipamentos resistentes, a temperatura continua a ser um dos maiores problemas dos smartphones.

Isto porque perante temperaturas demasiado altas, os componentes internos do smartphone podem ficar danificados e a comprometer a boa utilização do equipamento. Um dos mais afetados e maiores responsáveis por esta situação pode ser a bateria, elemento crítico para a utilização do smartphone.

O problema é transversal tanto em iPhone como em dispositivos Android. Apesar de não ser muito comum, é importante saber como reagir caso aconteça, sobretudo numa altura em que e as temperaturas médias subiram significativamente.

De seguida, apresentamos algumas dicas de como reagir quando o seu telefone sobreaquece. O mais importante nestes casos é reagir o mais rápido possível para tentar minimizar possíveis danos no equipamento.

1. Desligar o telemóvel

Quando receber o alerta de temperatura, a melhor solução é desligar por completo o equipamento para que possa arrefecer o quanto antes.

2. Não ter o smartphone sob luz solar direta

Um dos casos mais comuns de sobreaquecimento acontece quando alguém se esquece do smartphone ao sol durante um longo período de tempo. Para ajudar o smartphone a arrefecer, evite que esteja exposto ao sol, caso contrário poderá demorar mais tempo até que a temperatura estabilize e os danos poderão ser maiores.

3. Remover a capa

Se tiver uma capa protetora no seu smartphone, é aconselhável retirá-la. A capa acaba por funcionar como mais uma camada de retenção de calor e não ajuda no arrefecimento do dispositivo.

4. Retirar o smartphone do carregamento

Se o telemóvel aqueceu enquanto estava a carregar, então vai querer interromper esse processo. O carregamento, por norma, aquece a bateria, mas tudo o que for em excesso pode ser prejudicial.

5. Arranjar uma fonte de ar

Se tiver uma ventoinha ligada ou um ar condicionado, pode colocar o smartphone perto de um desses aparelhos para que a circulação de ar ajude no processo de arrefecimento.

6. Perceber a razão do sobreaquecimento

Se deixou o telemóvel ao sol, é fácil de perceber o porquê de estar a ‘escaldar’. Mas e se foi durante a utilização normal? Por vezes existem aplicações que entram num estado de grande consumo de processamento e isso faz aumentar a temperatura do telemóvel. Uma atualização de software ou a desinstalação da app pode resolver a questão.

É importante que a causa do problema seja encontrada para que o smartphone não esteja constantemente a sobreaquecer.

7. Instalar uma aplicação de monitorização

Existem aplicações que permitem saber qual o nível da temperatura do smartphone. Esta é uma boa opção para quem tem um equipamento que aquece com facilidade e precisa de manter este elemento debaixo de olho.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×