Atualidade

A sonda Mars Express vai deixar de utilizar Windows 98

Mais de 19 anos depois do lançamento, a sonda Mars Express vai receber uma atualização e deixar de usar o Windows 98.

A atualização de software irá permitir a MARSIS para ser utilizada por cinco vezes mais tempo e explorar uma área muito maior em cada área.

Os instrumentos MARSIS (de Mars Advanced Radar for Subsurface and Ionospheric Sounding) foram cruciais para descobrir sinais de água em Marte, incluindo a suspeita de um lado de 20 por 30km de água salgada enterrado em cerca de 1.5km de gelo na zona do polo sul do planeta.

“Após decadas de ciencia comprovadamente útil que nos permitiu adquirir um bom conhecimento do planeta Marte, queremos levar a performance deste instrumento além das limitações existentes aquando do início de missão “ disse Andrea Cicchetti, que está na frente desta atualização.

“Encontramos um vasto número de desafios na busca da melhoria da performance de MARSISdiz ainda Carlo Nenna, engenheiro de software da MARSIS que está a implementar o upgrade “Especialmente porque o software MARSIS foi desenhado originalmente há mais de 20 anos e a utilizar no Microsoft Windows 98.”

O novo software foi desenhado em conjunto pela equipa INAF e Carlo e está neste momento a ser implementada na sonda Mars Express. Esta atualização inclui uma série de upgrades para melhorar a recepção do sinal e processamento de informação por forma a aumentar a qualidade da informação científica enviada para a terra.

 

×