Atualidade Internet Tecnologia

As 5 Mulheres mais importantes no mundo tecnológico

Desde sempre as Mulheres tiveram um papel fundamental no desenvolvimento tecnológico.

No dia de hoje, 8 de março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher. Este dia tem o objetivo de comemorar os feitos históricos das mulheres na sociedade mundial, mas também, a função de informar e consciencializar todos das desigualdades e injustiças sofridas por pessoas do sexo feminino.

A G3Tech, solidária pela causa, relembra assim 5 das mulheres com mais influência na tecnologia como hoje a conhecemos. Poderíamos ter escolhido centenas de casos, porém estes são os que mais se destacam pela capacidade inovadora e técnica destas 5 mulheres.

Eis a lista:

1 – Ada Lovelace – a  primeira programadora da história

dia das mulheres ada lovelace

Augusta Ada Byron King, Condessa de Lovelace foi uma matemática e escritora inglesa. Hoje é reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina, a máquina analítica de Charles Babbage. Durante o período em que esteve envolvida com o projeto de Babbage, ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica. Por esse trabalho é considerada a primeira programadora de toda a história. Foram as notas de Lovelace sobre o Analytical Engine que Alan Turing usou como forma de inspiração para seu trabalho no primeiro computador moderno na década de 1940.

2 – Grace Hopper – a “amazing grace”

dia das mulheres grace hopper

Inegavelmente famosa no mundo da tecnologia, a contra-almirante Grace M. Hopper foi uma conceituada cientista de computação e uma das primeiras programadoras de computador a trabalhar no Harvard Mark I. Seu trabalho levou ao desenvolvimento do COBOL, uma linguagem de programação antiga que ainda é usada até hoje. Em 1947, ela gravou o primeiro bug alguma vez registado num computador real do mundo, e também é dito que ela cunhou a frase: “muitas vezes é mais fácil pedir perdão do que pedir permissão”.

3 – Hedy Lamarr – a inventora do wifi

dia das mulheres hedy lamarr

Hedy foi uma inventora autodidata e atriz de cinema, que recebeu uma patente em 1942 pelo seu “sistema de comunicação secreto”, projetado com a ajuda do compositor George Antheil. Este sistema é um método de transmissão de sinais de rádio que foi desenvolvido como forma de desviar torpedos teleguiados por rádio durante a guerra, mas a ideia acabou por inspirar a criação de tecnologias como Wi-Fi, GPS e Bluetooth (as 3 amplamente usadas nos dias que correm).

4 – Radia Perlman – a “mãe da internet”

dia das mulheres radia perlman

Apelidada de “Mãe da Internet”, Radia inventou o algoritmo por trás do Spanning Tree Protocol (STP), que foi imprescindível para tornar a internet de hoje possível. O seu trabalho teve um enorme impacto na forma como as redes se auto-organizam e movem dados, e colocam em prática as regras básicas do tráfego da Internet. Radia fez palestras em todo o mundo e ainda hoje é programadora de computadores e engenheira da Dell EMC.

5 – Elizabeth Feinler

dia da mulher elizabeth feinler

Entre 1972 e 1989, Elizabeth dirigiu o Network Information Center na Califórnia, que era um pouco como um “Google pré-histórico”. O NIC foi o primeiro local onde se publicava os recursos e diretórios para a Internet, desenvolvendo os diretórios originais de “páginas brancas” e “páginas amarelas”. O seu grupo também desenvolveu o esquema de nomenclatura de domínio de .com, .edu, .gov, .net e muitos outros que usamos tão comumente hoje.

 

Como estas mulher, muitas outras existem, que todos os dias contribuem para um mundo tecnologicamente mais desenvolvido e evoluído.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

×