Cibersegurança Sophos Tecnologia

Como prevenir e combater o Phishing?

Se for um leitor assíduo do nosso blog, estará certamente ciente de alguns perigos da Internet. Um destes perigos que se tem tornado popular nos últimos anos é o phishing.

O Phishing caracteriza-se por ser um tipo de fraude online que utiliza diversos truques para enganar e levar os utilizadores a fornecer os seus dados pessoais e/ou financeiros.

Em grande parte dos casos, a estratégia dos scammers é fazerem-se passar por empresas conhecidas como instituições bancárias, organizações governamentais e correios. Poderá ver um exemplo registado, em primeira pessoa, pela G3Tech aqui.

Estas técnicas falaciosas têm vindo a evoluir muito, ao longo dos últimos anos, em quantidade e qualidade e representam, neste momento, uma das maiores causas de roubo de identidade no Mundo.

O que fazer?

A GNR fornece uma série de ações a serem implementadas, tanto na prevenção – tendo sempre muita atenção ao que se lê e desconfiando sempre de emails que frisam “urgência” – como na resolução do problema – contactando imediatamente a instituição bancária e as autoridades.

Activo Bank, Banco Carregosa, BBVA, Caixa Geral de Depositos, CGD, Crédito Agrícola, Millenium BCP, Banco Montepio, CTT, Phishing

Abaixo estão listados todos os bancos que apresentam páginas dedicadas à prevenção e extinção do phishing:

Os CTT (conforme apresentado antes) são uma das organizações mais escolhidas pelos scammers para enganar os utilizadores da web. Também eles têm um página no seu site que explica como se deve proceder e que demonstra todos os casos de phishing identificados.

Outro dos websites mais utilizados pelos portugueses, o Portal das Finanças, tem também uma página dedicada ao combate e prevenção do phishing neste domínio.

Google Phishing

Também o Google explica como agir em caso de tentativa de phishing a uma conta Gmail e disponibiliza um pequeno quizz para testar os seus conhecimentos.

Como me posso proteger?

Se a sua empresa também foi afetada por uma fraude deste tipo ou desconfia que está a ser, siga estas dicas para aumentar a segurança no email da sua organização

Procure melhores soluções de alojamento para evitar contratempos.

    ×