e-mails
Cibersegurança

A Google quer responder por si aos seus e-mails!

A Google quer facilitar a vida dos utilizadores que têm de responder a muitos e-mails todos os dias através de uma aplicação que sugere respostas a dar a cada um deles.

Mas não se preocupe que a Google ainda não tomou conta da sua caixa do correio… A gigante da tecnologia criou uma aplicação que se integra com o Gmail, o seu serviço de correio eletrónico, e que lê o conteúdo dos emails do utilizador e sugere possíveis respostas… mas ainda é utilizador que escolhe qual a resposta a enviar (para já…).

A aplicação, denominada “Smart Reply”, utiliza um engenhoso software para ler automaticamente o conteúdo escrito nos emails de um utilizador, tentando adivinhar que tipo de resposta daria habitualmente a uma determinada missiva.

Depois, sugere três respostas rápidas a e-mails, que o utilizador pode selecionar, editar e enviar.

“Para aqueles emails de resposta rápida, esta funcionalidade pode poupar tempo precioso gasto a escrever uma resposta. Para os emails que necessitam de mais algum discernimento, pode servir como ponto de partida para que o utilizador possa responder de imediato”, explica Bálint Miklós, engenheiro de software do Gmail, no blogue da companhia.

Os mais preocupados com a segurança do seu correio também podem descansar: a Google garante que nenhum ser humano tem acesso ao seu email e que todas as respostas são geradas automaticamente.

A “máquina” vai aprendendo que tipo de respostas são mais comuns no utilizador, pelo que as sugestões devem ficar cada vez mais aprimoradas à medida que a app vai sendo mais usada.

A aplicação está disponível em inglês a partir desta semana na App Store e Google Play com a app “Inbox”.

Fonte: JN

×