Cibersegurança Dicas Tecnologia

Os 5 erros mais comuns de utilizadores de portáteis

Se tem um portátil é muito provável que já tenha cometido um destes 5 erros que vamos apresentar. Sabia que de cada vez que o faz pode estar a reduzir drasticamente o tempo de vida do seu equipamento?

1. Utilizar o portátil nas pernas e/ou sem uma base de arrefecimento

Para o portátil isto é sinónimo de sobreaquecimento, que leva a problemas sérios. Já para não falar que a roupa liberta pelo e cotão que adora se esconder nas ventoinhas de arrefecimento. Especificamente para os utilizadores do sexo masculino, este hábito pode ter consequências nefastas para a saúde reprodutora.

2. Fechar a tampa antes do encerramento completo do computador

O processo de encerrar um computador, especialmente quando estamos com pressa, pode parecer extremamente longo. E de certo todos nós, num momento ou noutro, já cometemos o erro de não esperar que a última luz deixasse de piscar e fechamos a tampa do portátil. Este erro faz com que o disco do computador fique em hibernação e não em completo descanso, tornando-o mais suscetível a falhas durante o transporte.

3. Utilizar o portátil enquanto come / bebe

55685907

Falamos daquilo que vemos: todos os dias um copo de água é entornado em cima de um equipamento. Não deixe que o seu seja o próximo, não utilize o seu portátil como base de copos ou tabuleiro. Deixe a comida para a mesa! Ninguém quer utilizar um teclado pegajoso ou cheio de migalhas.

4. Não utilizar um carregador original

Muitos utilizadores, por avaria ou perda, optam por adquirir carregadores compatíveis e não originais. É sabido que estes equipamentos são mais baratos, contudo, mesmo que a voltagem e a corrente sejam iguais, existe uma grande probabilidade de algum dos componentes não ser o ideal e isso poderá resultar em falhas. Quando isso acontecer, algo no seu portátil pode queimar, incluindo a motherboard, a peça mais mãe do seu portátil. Depois vai desejar ter gasto mais um pouco no carregador.

5. Tentar arranjar o seu dispositivo sem o equipamento e/ou conhecimento necessários

Não existe nenhum problema em tentar poupar alguns euros na reparação do seu portátil, é natural. No entanto, dita a gíria popular que: “quem se mete por atalhos, mete-se em trabalhos”; e na grande maioria dos casos, quem opta por tentar reparar equipamentos como portáteis ou computadores sem o conhecimento ou equipamento necessário para o efeito, acaba com um problema ainda maior. O seu portátil avariou? Fale connosco!

Se achou este artigo útil, partilhe!