Blog

Cibersegurança Tecnologia

Recuperação de Dados: Factos & Mitos

A perda de dados é uma falha fatal num dispositivo de armazenamento de dados. Quando isso acontece as causas da avaria podem ser várias: erros de sistema, picos de corrente, transporte indevido (quedas) que em consequência levam ao mau funcionamento ou perda total dos dados.

Mas o que fazer nessas situações? Muitas pessoas pensam que é possível recuperar os dados em casa, sem ferramentas próprias, e é contra esses  “mitos” que vimos lutar, apresentando-lhe uma série de MITOS e FACTOS no que diz respeito à recuperação de dados.

1 .MITO: É possível eu recuperar a minha informação.


FACTO: Tutoriais de “Faça Você Mesmo” (DIY) podem funcionar, especialmente se a falha do seu disco for uma simples falha lógica. No entanto não recomendamos isto a ninguém por várias razões, algumas das quais: o seu disco poderá ter problemas físicos e correr software de recuperação não profissional poderá piorar a situação; o processamento do software de recuperação irá sempre correr sobre o disco, escrevendo de volta sobre o mesmo e efectivamente destruindo a informação.

Antes de pensar em tentar resolver o problema com as suas próprias mãos, ligue-nos.

Voltamos em breve com mais um mito da Recuperação de Dados.