Atualidade Cibersegurança Sophos

TAP alvo de ataque de hackers – mais de 100 mil dados de clientes divulgados

No final de Agosto a TAP foi alvo de um ataque informático do qual resultou a divulgação de mais de dados de mais de cem mil clientes TAP.

A companhia aérea assegura que o ataque está a ser investigado e de que não há qualquer risco para a segurança dos voos.

Grupo de hackers Ragnar Locker tem dados de 115 mil clientes segundo o jornal Expresso. Os piratas divulgaram nomes, nacionalidades, moradas, contactos telefónicos e datas de nascimento de passageiros que constam na base de dados da TAP.

“Embora tenha sido possível conter a intrusão numa fase inicial, os atacantes conseguiram obter informações limitadas, em particular determinados dados pessoais de alguns dos nossos clientes” revelou a TAP.

Os piratas informáticos reivindicaram a autoria do ataque na DeepWeb e ameaçaram divulgar os 1.5 milhões de dados relativos a clientes da companhia que têm ainda em sua posse. De lembrar que o plano de contingência da TAP foi ativo e a companhia está a trabalhar em articulação com as autoridades com competências nesta matéria.

De referir também que no início de Setembro a TAP contactou vários clientes por email alertando para o uso indevido dos seus dados, no seguimento do ataque informático.

×