Partilha de Ecrã whatsapp
Atualidade Internet Noticias Tecnologia

Whatsapp permite agora a Partilha de Ecrã em chamadas de vídeo

O WhatsApp introduziu a partilha de ecrã como sua mais recente funcionalidade para aprimorar a experiência de chamadas de vídeo na plataforma, competindo com as aplicações convencionais de videochamada, incluindo o Zoom, o Skype, Microsoft Teams, Google Meet e o FaceTime da Apple.

A nova funcionalidade, lançada inicialmente para alguns testadores beta no Android, permitirá ao utilizador compartilhar os seus documentos, fotos através da partilha do ecrã em chamadas de vídeo.

Anunciada pelo CEO da Meta, Mark Zuckerberg, a nova feature da partilha de ecrã no WhatsApp pode ser utilizada clicando no ícone “Compartilhar”. Os utilizadores podem escolher entre compartilhar uma aplicação específica ou o ecrã inteiro, semelhante ao funcionamento da partilha de ecrã em plataformas de videoconferência típicas, como o Google Meet e o Zoom.

Partilha de Ecrã whatsapp

O WhatsApp informou que a funcionalidade de partilha de ecrã tem vindo a ser implementada de forma gradual no Android, iOS e Windows Desktop, o que significa que os utilizadores poderão não ver a funcionalidade imediatamente, mas que será breve.

Além da partilha de ecrã, o WhatsApp lançou suporte para chamadas de vídeo no modo Paisagem para oferecer uma experiência de visualização mais ampla e imersiva em comparação com o modo Retrato existente. O suporte ao modo Paisagem também pode ser útil ao usar a partilha de ecrã na plataforma.

As chamadas de vídeo fazem parte do WhatsApp há mais de seis anos, desde que foram lançadas para todos os utilizadores da plataforma em novembro de 2016. No entanto, a aplicação de de mensagens instantâneas está aos poucos a aprimorar o serviço para se manter relevante na competição. Recentemente, o WhatsApp trouxe suporte a picture-in-picture para chamadas de vídeo no iOS. Ativaram também a opção de compartilhar mensagens de vídeo curtas em chats, uma vez que o vídeo, de maneira geral, tem sido uma fonte crucial de comunicação para muitos utilizadores.

A partilha de ecrã é uma funcionalidade importante das aplicações de videoconferência há algum tempo. Em 2021, por exemplo, a Apple aprimorou seu serviço FaceTime com o SharePlay, que permitia aos utilizadores de iOS compartilhar os seus ecrãs de forma nativa. O WhatsApp foi ainda mais longe ao estender essa funcionalidade para usuários do Android, iOS e desktop.

Mantenha-se a par de todas as novidades tecnológicas, no nosso blog!

×