panasonic
Atualidade Cibersegurança

Ciberataques das últimas semanas

O cibercrime não para nem dá descanso às empresas. Nas últimas semanas dois grandes nomes foram vítimas de ataques cibernéticos que colocaram em risco a sua infraestrutura assim como a dos seus clientes: Panasonic e IKEA.

Panasonic

No passado dia 26 de Novembro a gigante Panasonic confirmou ter sido alvo de um ciberataque que consistiu no acesso não autorizado a alguma informação num servidor de ficheiros. Embora vários serviços de notícias declarem que este ataque já data de Junho, a Panasonic somente agora confirmou e reportou o incidente às autoridades e iniciou uma investigação utilizando especialistas contratados para determinar se os parceiros de negócios da empresa foram comprometidos e os seus ficheiros acedidos.

© Getty Images

IKEA

Outro gigante do nosso dia-a-dia está neste momento a ser vítima de um ciberataque. O sistema de e-mail do IKEA encontra-se sobre ataque. Este ataque está a ser dirigido aos colaboradores da empresa com e-mails de phishing que procuram obter informações através de e-mails corrente. Um ataque realizado através de e-mails de corrente ocorre quando um e-mail legítimo é desviado e posteriormente enviado com anexos maliciosos. Estes são e-mails enviados de contas verdadeiras mas na maior parte dos casos comprometidas em termos de segurança.

Consulte os nossos artigos sobre o phishing e ransomware, os dois grandes perigos da atualidade para se manter informado e protegido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×