Atualidade Segurança

Como se defender o ransomware Ryuk

No último mês a SophosLab tem visto um aumento significativo do ransomware Ryuk. Esta ameaça particularmente desagradável propaga-se através de um sofisticado ataque construído em múltiplas fases, paralisando as organizações e deixando-as reféns de resgates devastadores.

Para entender como parar o Ryuk, é útil saber como este ataque se desenvolve.

Os cibercriminosos que criaram o Ryuk são atores ativos que combinam técnicas avançadas de ataque com pirataria interativa e prática para aumentar sua taxa de sucesso.

Geralmente, focam-se em organizações que não podem parar, como jornais, municípios e serviços públicos, para aumentar a probabilidade de pagamento.
Este pagamento, nada modesto atinge muitas vezes valores de 6 dígitos para pagar em Bitcoins.
Os ataques do ransomware Ryuk são complexos. Eles geralmente começam com um ataque Emotet ou TrickBot, distribuído através de anexos maliciosos em emails de spam, o que permite aos cibercriminosos acederem à sua rede.

Uma vez lá dentro, roubam credenciais e criam um novo administrador. Com os privilégios de administrador escalados, os hackers podem se mover pela sua rede, navegar no Active Directory e eliminar os seus backups.

Depois de eliminarem os seus backups, eles tentam desativar os seus antivírus antes de finalmente lançar o ransomware, com a finalidade de criptografar os seus arquivos e exigir pagamentos de resgate.

Práticas recomendadas para interromper o ransomware

Independentemente do tamanho da sua empresa e do setor em que atua, recomendamos que siga estas práticas para minimizar o risco de ser vítima de um ataque de ransomware:

  1. Eduque os seus utilizadores. Ensine-os sobre a importância de senhas fortes e implante a autenticação de dois fatores sempre que possível.
  2. Proteger direitos de acesso. Conceda aos utilizadores e administradores apenas os direitos de acesso necessários.
  3. Faça backups periódicos e mantenha-os “offsite” para que os invasores não os possam encontrar. Eles podem ser sua última linha de defesa contra um processo de resgate de seis dígitos.
  4. Atualize rapidamente, atualize com frequência. Ransomware como WannaCry e NotPetya contaram com vulnerabilidades irregulares para se espalhar pelo mundo.
  5. Bloqueie o protocolo RDP.
  6. Verifique se a proteção contra adulteração está ativada. Ryuk e outros ransomwares tentam desativar a proteção de terminais. A proteção contra adulteração foi desenhada para impedir que isso aconteça.
  7. Eduque a sua equipe sobre phishing. O phishing é um dos principais mecanismos de distribuição de ransomware.
  8. Use proteção anti-ransomware. O Sophos Intercept X e o XG Firewall foram projetados para trabalhar lado a lado no combate ao ransomware. A resposta de ameaças gerenciadas da Sophos (MTR) fornece uma equipa de caçadores de ameaças que caçam, detectam e neutralizam proativamente ataques que requerem intervenção humana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *