dia do programador
Atualidade Tecnologia

Dia do Programador

Celebra-se hoje, no 256º dia do ano, o Dia do Programador. O número 256 é o número de valores possíveis que podem ser armazenados com um byte de 8-bits, por isso, é um número muito conhecido entre os programadores. Se contarmos os dias no calendário, o 256º dia do ano calha no dia 13 de setembro.

A esta curiosidade, juntamos mais algumas, neste dia no qual todos os profissionais da área da programação – que conduzem o avanço de novas tecnologias no mundo todo através do trabalho e dedicação – devem ser celebrados.

O primeiro programador foi uma mulher – Ada Lovelace publicou, em 1843, a descrição de um algoritmo que permitiria a um computador rudimentar da época calcular valores de funções matemáticas.

O dia do programador é feriado nacional na Rússia – Em 2002, Valentin Balt e Michael Chervyakov, recolheram assinaturas para que o governo reconhecesse o dia 13/09 como Dia Oficial do Programador.

O primeiro bug de computador foi mesmo causado por um inseto – o termo “bug”, que determina uma falha ainda não identificada na execução de um software, significa, em português, “inseto”. Isto porque foi justamente um inseto que causou o primeiro bug registado na História, em 1947, quando a Grace Hopper descobriu uma traça presa nas engrenagens de seu computador Harvard Mark II.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×