Blog

Tecnologia

O mistério do @

O caractere @ é um símbolo da idade da Internet, crucial para e-mail e comunicação. Mas ninguém sabe ao certo as suas origens.

O sinal “arroba” foi outrora um símbolo obscuro apenas conhecido pelos donos de livros. Isso mudou graças a Ray Tomlinson, o homem conhecido como o inventor do e-mail.

Arroba

Ele escolheu-o do seu teclado em 1971 para ser utilizado entre o nome de utilizador e o endereço de destinatário aquando do envio de uma mensagem entre dois computadores dentro do seu escritório. Tomlinson escolheu o @ por raramente ser utilizado em computadores, partindo do principio de que não iria causar confusão com os programas ou sistemas operativos. Uma coincidência feliz é o significado do símbolo em ingles ser “at” (“em” ou “a” em Português) fazendo com que a forma de o utilizar se traduzisse inteligentemente em “destinatário @/em  localdedestino”.

“O símbolo @ apareceu nas máquinas de escrever antes do final do século dezanove” diz Keith Houston, autor do livro Shady Characters: Secret Life of Punctuation “Parecia ser um símbolo geral, que significava para os leitores “isto é esta quantidade de coisas a este preço” sem qualquer significado além deste.”

Como as máquinas de escrever continham o símbolo, também os primeiros teclados dos computadores o tinham. “O símbolo @ aparecia nos teclados por ser um símbolo de negócios e ter um uso nesse meio” diz Houston

Os utilizadores do símbolo no mundo dos negócios compreendiam o símbolo como algo que indicava por exemplo: 12 pilhas @ 1€ cada.

@
Texto do século 14 onde é possível ver o símbolo @

Em 2000, o académico italiano Giorgio Stabile, observou que muitos países utilizam palavras diferentes para o símbolo @ que descrevem o seu aspecto. Na Turquia significa “rosa” enquanto na Noruega significa “rabo de porco”. Na Grécia é “patinho” enquanto na Hungria significa “minhoca”.

Mas Stabile reparou que na França, Espanha e Portugal, é referido como arroba ou arrobasse – uma unidade de peso e volume. Em italiano o nome do símbolo é “amphora” que se refere a jarros de bocal comprido usados há muitos séculos atrás.

Stabile descobriu ainda uma carta enviada a partir de Sevilha para Roma em 1536 onde era discutida a chegada a Espanha de três navios vindos do “Novo Mundo”. Nessa carta, era dito que uma “amphora” de vinho era vendida e o termo “amphora” era substituído pelo símbolo @ como abreviatura. O autor então concluiu que o símbolo @ era uma abreviatura medieval comum para unidades de medida no sul da Europa, mesmo que as unidades fossem diferentes entre si.

O jornalista espanhol Jorge Romance encontrou uma utilização ainda mais antiga “Li sobre um exemplo de utilização do @ no século 16 e lembrei-me que já tinha visto o símbolo anteriormente, quando era estudante de história na Universidade de Zaragoza. Procurei nos meus antigos apontamentos e encontrei apontamentos sobre Aragon e Castela no século quinze. Nessa  altura o “arroba” era utilizado como unidade de peso como por exemplo uma “arroba” de trigo.”

Mas a referencia mais antiga de todas descoberta até ao momento tem origem religiosa. A referencia aparece na tradução Bulgara de 1345 de uma crónica Grega. O documento em questão,  que até aos dias de hoje se encontra na livraria Apostólica do Vaticano, utiliza o @ como substituto da letra “A” na palavra “Amen”. Porque foi utilizado neste contexto é um mistério.

Parece adequado que  primeiro e-mail enviado com o símbolo @ tenha também se perdido no tempo. Quando Tomlinson enviou a primeira mensagem para tomlinson@bbn.tenexa ele não se apercebeu de que esta sua acção iria revolucionar completamente a comunicação digital e portanto não se deu ao trabalho de guardar e documentar o momento.

Fonte: BBC – Claire Bates

 

×