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Os 7 Erros Fatais das Páginas de Empresas no Linkedin

Sente que não sabe como potenciar uma página de Empresa no Linkedin? Ou até mesmo se faz sentido a sua empresa ter uma página empresarial no Linkedin?

Neste artigo, Rui Caramez identifica os 7 Principais Erros das Páginas de Empresa no LinkedIn. O primeiro deles é:

1. Usar Perfil Pessoal em vez de Página de Empresa

“O” erro clássico! Muitas empresas têm dificuldade em entender estas duas tipologias existentes no Linkedin: Perfis pessoais vs Páginas de Empresa. Por isso, Rui Caramez explica as suas principais diferenças:

Perfil Pessoal

Os perfis pessoais devem ser usados APENAS por profissionais, ou seja, Pessoas! E vão ser estes profissionais que vão realizar as tarefas mais relevantes no Linkedin: conexões, recrutamento de pessoas, prospeção de potenciais clientes, etc…

Por sua vez, as…

Páginas de Empresa

As páginas de Empresa no Linkedin são, como o próprio nome indica, para serem utilizados pelas Empresas e entidades. À semelhança do que acontece no Facebook, as páginas, podem ter seguidores e fazer publicações. Para obter seguidores no Linkedin, a empresa deverá publicar conteúdo relevante entre outras estratégias.

Quando uma empresa, usa um Perfil Pessoal em vez de usar uma Página Empresarial uma das coisas que acontece é… ao iniciar um processo de pesquisa, deparamos logo com resultados de “pessoas” com “nomes estranhos”. Estes perfis estão claramente orientados para pessoas e não para estes propósitos corporativos.

LinkedIn

Perfil-Linkedin1

LinkedIn

Estes exemplos estão a colocar em causa a imagem da empresa bem como a desafiar os termos de utilização do Linkedin.

A página de uma empresa tem características e um propósito diferentes dos perfis pessoais e deverá ter uma estrutura semelhante a esta que aparece na imagem seguinte:

sonae

Felizmente para quem iniciou um perfil pessoal, em vez de uma página da Empresa, existe uma forma muito simples de alterar essa situação.

2. Não usar imagens na sua Página de Empresa no Linkedin

Como começa a perceber a existência de uma página corporativa no Linkedin pode ser muito relevante mas é fundamental que contenha informação válida, caso contrário torna-se prejudicial e dá uma má imagem da empresa.

Das principais informações a usar deverão ser imagens de qualidade… imagem de capa e imagem para logotipo.

Frequentemente encontram-se páginas de empresa sem imagens, como a que pode ver abaixo.

LinkedIn
Veja agora a diferenças para uma página com imagens de qualidade… Qual causa a melhor impressão?

edp

Já sabe… utilize SEMPRE imagens na sua página de Empresa no Linkedin!

3. Não adicionar descrição na sua Página de Empresa no Linkedin.

A descrição da empresa é fundamental para a dua empresa aparecer nas pesquisas no linkedin! Se não tiver conteúdo, a página não fica pesquisável.

Este conteúdo pode ainda estar em vários idiomas, em função do mercado alvo.

Não deverá esquecer-se também de, além da descrição, associar TODAS as localizações da empresa para que possa surgir nas pesquisas com filtro de localização.

Este é um exemplo de uma página de empresa sem qualquer descritivo ou localização…

LinkedIn

E agora pode ver o que acontece quando faz uma pesquisa de uma empresa onde estão devidamente preenchidas essas informações na sua página. digitalpesquisa

4. Não associar administradores à sua Página de Empresa no Linkedin.

No processo de ativação da presença corporativa no Linkedin, os utilizadores não designam vários administradores, podendo perder acesso à página. Esta perda de acesso à pagina pode acontecer por várias razões: se o colaborador tiver algum problema com o seu perfil pessoal, pode perder acesso à página; Se o colaborador abandona a organização, pode levar com ele a administração da página!

LinkedIn

5. Não Usar a Página Para Comunicar

Não será muito difícil depreender em relação aos problemas de não comunicar com regularidade neste canal digital. O problema aumenta com a notoriedade online e offline da marca, com o número crescente de seguidores e com a área de atividade da empresa.

A empresa deve estabelecer uma política de comunicação regular no Linkedin com publicações sobre variados assuntos da vida da organização. As tipologias mais indicadas devem conter links para websites e imagem.

Ter um espaço para comunicar e não aproveitar essa oportunidade? Algumas das páginas corporativas chegam a ter milhares de seguidores! Perfil-Empresa-Comunicacao1

As empresas que publicam regularmente conteúdos estabelecem uma ligação mais próxima com a sua base de seguidores, tendo maiores níveis de interação e envolvimento. A TAP Portugal é um bom exemplo com uma página atualizada diariamente!

LinkedIn

6. Não Aproveitar o Potencial dos Grupos Corporativos

Os grupos são recursos da rede para agregar pessoas em torno de um objetivo comum. Este grupos podem ser criados por pessoas que procuram notoriedade junto da sua classe, pessoas que criar espaço de participação sobre determinado tema ou área de interesse. As empresas através dos seus profissionais podem também criar grupos com alcançar vários objetivos: fomentar a comunicação interna, facilitar ações de recrutamento, estimular a discussão em volta de temas de interesse.

O não aproveitamento deste recurso, pode ser uma grande oportunidade perdida pela empresa. Esta estratégia facilita uma maior ligação às diferentes comunidades: sejam elas de prática, de potenciais candidatos, de públicos internos e de restantes stakeholders.

No entanto, alguns desses grupos “morrem” sem nunca terem sido suficientemente promovidos e dinamizados!

Perfil-Empresa-GrupoO maior problema será manter-se pesquisável na rede e dar fraca imagem à empresa.

A Msearch tem um bom exemplo de utilização dos grupos Linkedin, ao potenciar as suas oportunidades de emprego através desta via.

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7. Não sensibilizar os funcionários para uma correta utilização da Rede Linkedin

Muitas das empresas ainda não revelam muitas preocupações sobre o bom uso das redes mais profissionais como o Linkedin. Os profissionais acabam por usar mal estes meios digitais e retiram força digital à organização.

Os maus exemplos são diversos e à vista de todos!

Foto-Perfil-Linkedin2 LinkedIn

Esta má escolha de conteúdos nos Perfis individuais penaliza não só o colaborador mas também a sua empresa que sai beliscada desta situação. A rede tem enorme visibilidade junto de potenciais clientes, parceiros e/ou investidores!

Algumas das empresas estão mais conscientes desta pegada digital como se percebe pelo exemplo na imagem.

Foto-Perfil-Linkedin111

Fonte: Linkedin Portugal

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