Blog

Atualidade Tecnologia

Recuperação de Dados: Mito #3

Muitas pessoas acreditam que os desastres e tragédias só acontecem aos outros e por isso não adoptam hábitos de backup no local de trabalho, não lhes reconhecendo sequer valor. Afinal, está tudo ali seguro no computador certo? Mas após o primeiro sinal de falha, o ideal é não lhe mexer mais e enviar o equipamento para um profissional, maximizando desta forma as hipóteses de recuperação.

Conheça o terceiro MITO e FACTO no que diz respeito à recuperação de dados.

3 .MITO: O meu disco rígido está a fazer um barulho muito estranho, por isso não deve de ser possível recuperar os ficheiros.


FACTO: Se o seu disco rígido está a fazer barulhos estranhos: DESLIGUE-O DE IMEDIATO. Este sintoma pode indicar uma falha catastrófica ou avaria nas cabeças de leitura que pode resultar na destruição de todos os dados contidos nele. O barulho que está a ouvir é geralmente uma das cabeças de escrita a tentar encontrar o local para começar a escrever, mas sem sucesso. Nesta fase, qualquer tentativa de recuperação de ficheiros feita por si irá resultar, muito provavelmente, na perda total de todos os seus dados ou agravamento do problema. Existe ainda a possibilidade de se tratar de um erro de firmware que esteja a corromper o disco causando o mesmo tipo de comportamento às cabeças de escrita. Tenha cuidado, nesta situação a recuperação dos dados apenas poderá ser feita por um profissional.

Um aviso a quem prefere tentar sempre fazer as coisas por si mesmo, qualquer tentativa de troca ou actualização de firmware poderá resultar na total destruição dos dados e disco uma vez que cada firmware é único a cada disco rígido.

Gostou do que leu? Siga-nos para mais artigos semelhantes.