vodafone ciberataque
Atualidade Cibersegurança

VODAFONE vítima de ciberataque “deliberado e malicioso”

Perturbações, que começaram na noite de segunda-feira, foram causadas por “ciberataque deliberado e malicioso com o objetivo de causar danos”, confirma Vodafone num comunicado de imprensa.

“A Vodafone foi alvo de uma disrupção na sua rede, iniciada na noite de 7 de fevereiro de 2022 devido a um ciberataque deliberado e malicioso com o objetivo de causar danos e perturbações”, afirma a empresa. “Assim que foi detetado o primeiro sinal de um problema na rede, a Vodafone agiu de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os serviços”, acrescenta a Vodafone, reconhecendo que “esta situação está a afetar a prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital”.

Os clientes começaram a reportar dificuldades no acesso a vários serviços desde a noite desta segunda-feira. A maioria dos utilizadores queixa-se de falhas gerais do sistema. Segundo o site Downdetector, durante a noite, 24% afirmavam não ter acesso ao sinal e 22% reportavam problemas na internet móvel.

A operadora de telecomunicações indica ainda que haverá uma investigação aprofundada ao ataque. Informa também que não tem quaisquer indícios de que os dados dos clientes tenham sido acedidos ou ficado comprometidos. “A Vodafone continua absolutamente determinada em repor a normalidade dos serviços no menor tempo possível e lamenta profundamente os transtornos causados aos nossos clientes. Temos na Vodafone Portugal e no Grupo uma equipa experiente de profissionais de cibersegurança que, em conjunto com as autoridades competentes, está a realizar uma investigação aprofundada para perceber e ultrapassar a situação. Atualizaremos informações sobre o estado do serviço à medida que a situação progrida”, conclui.

Se está interessado em proteger a sua empresa de situações como esta que leu, contacte a G3Tech. Apresentamos soluções personalizadas e acessíveis. Poupe tempo, trabalho e dinheiro.

1 thoughts on “VODAFONE vítima de ciberataque “deliberado e malicioso””

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×